logo
Navigation

Atcm em campanhas de sensibilização da segurança rodoviária


Jornal ATCM 

Maio de 2017

Na Semana mundial das Nações Unidas para a segurança rodoviária, o ATCM, realiza durante tres dias, campanhas de sensibilização aos peões e condutores sobre os perigos dos acidentes de viação. Em declarações ao site do clube, o presidente António Marques, explicou o significado e importância desta actividade. 

“Antes de explicar sobre esta campanha, gostaria de apresentar o quadro comparativo dos acidentes de viação e as suas consequências registas nos últimos dois anos para, a partir disto percebermos o porquê da preocupação do ATCM, não como associação do desporto motorizado mas, como associação automóvel. No ano 2016, houve mil novecentos e cinquenta e um acidentes, com cerca de mil e trezentos e setenta e nove óbitos; no ano de 2015 dois mil e quinhentos e quinze, portanto, houve uma redução de quinhentos e sessenta acidentes com um total de mil quinhentos e noventa e uma mortes por acidentes. Significa que entre os dois anos houve uma diferença de duzentos e dozes mortos. Em termos de feridos graves no ano 2016, o registo foi na ordem dos mil quinhentos e noventa e quatro enquanto em 2015 o número foi de mil setecentos e noventa e dois em 2016, uma diferença de cento e noventa e oito. Feridos ligeiros, dois mil cento e oito e dois em 2016 e em 2015, dois mil trezentos e oitenta e sete, menos de duzentos e cinco. A partir destes números percebe-se que estão a falar de milhares e centenas de prejuízos. Ora, é essa a preocupação da FIA e das Nações Unidas a tal ponto que foram escolhidos 53 países, Moçambique incluído, para fazer se fazer esta campanha, que está a decorrer em simultâneo nos países abrangidos”, aduziu o dirigente. 

A praça dos trabalhadores foi o local escolhido para a cerimónia inaugural com escala para a paragem João Mateus, na Cidade da Matola e da praça da OMM, novamente na cidade de Maputo. Marques justifica a escolhas destes pontos focais.

“A Praça dos Trabalhadores é muito frequentada, não só por peões como também por condutores. A paragem João Mateus é nevrálgica e, registou no passado, vários acidentes de viação. Esperamos tocar as sensibilidades de centenas de pessoas que vão passar das zonas em que a nossa caravana estiver”, explicou.   

A Portagem de Maputo, a Circular do Zimpeto e Supermercado Extra e Mica e a Terminal Interprovincial da Junta, são outros locais a serem escalados.    

Lembrar que esta campanha envolve o Staff do ATCM e membros do grupo Maxaca.

 


ATCM MOZAMBIQUE

Join or renew

Join the club or renew your memebership quickly and easily by filling in the online form.

Actm Social media

Find ATCM Mozambique on social media sites. Always get the latest updates.

Contact

Contact ATCM Mozambique here:

Phone: +258 84 3284790

E-mail: atcm@atcm.org.mz

 

 

 

ATCM Mozambique

Autódromo e kartódromo (800m do Shopping Game)

Av. Marginal, Bairro Triunfo, Maputo, Moçambique

Números de telefone: +258 82 3284790/ +258 84 3284790

E-mail: atcm@atcm.org.mz;

www.facebook.com/atcm