logo
Navigation

ATCM em acções de consciencialização rodoviária


Jornal ATCM

11 de Fevereiro de 2017

O Automóvel & Touring Clube de Moçambique – ATCM – em parceria com a Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Económicas e Empresarias – AIESEC – deixou o seu habitual habitat que é o autódromo e kartódromo para sair   à rua em acções de consciencialização de cerca de quatro centenas de crianças da Escola Primária Completa de Singathela, Bairro Patrice Lumunda, no município da Matola, sobre os perigos e malefícios causados pelos acidentes de viação, resultantes da falta de observância adequada dos sinais de trânsito.

Aproveitando-se de um dia sem aulas normais, as duas agremiações conseguiram juntar o útil ao agradável através de actividades desportivas, palestras e peça teatral “Stop sangue nas estradas” exibida pelo grupo Maxaca, interpretando de forma profícua todas as acções de falta de atenção, involuntárias ou de distração que acabam em acidentes. No final das actividades que levaram mais de cinco horas de tempo, os intervenientes, uníssonos, afirmaram que é importante levar este tipo de acções para as comunidades e a esta camada populacional pois, tida como a mais vulnerável e desprotegida. “Quase todos os dias assistimos, lemos e escutamos relatos de acidentes de viação envolvendo sobretudo crianças que, amanhã seriam os futuros engenheiros, presidentes, ministros e médicos e não só, deste país. Por isso, como tem sido apanágio, juntamo-nos a esta grande causa social para, juntos com a AIESEC, levarmos esta acção de ensinamento sobre como proteger-se e ter segurança na estrada”, explicou Charbanu Abdul, da Comissão Desportiva do ATCM. Por seu turno, Inês Almeida, voluntaria de nacionalidade portuguesa da IESEC, disse que a experiência com o ATCM foi positiva e o objectivo foi alcançado. “Foi uma parceria muito positiva. Vimos crianças atentas ao que estava sendo explicado, sinal de que alguma coisa ficou em suas cabeças. Saudamos este tipo de iniciativas que se devem alastrar por outras escolas”, vinca.

O ATCM tem levado este tipo de iniciativas e no ano passado escalou as principais cidades do país dando palestras sobre segurança e prevenção rodoviária. Para este ano prevê igualmente abarcar outras cidades moçambicanas.

 

Recorde-se que os acidentes de viação são as que mais dor e luto semeiam nas famílias moçambicanas.

IMAGENS RELACIONADAS

 


ATCM MOZAMBIQUE

Join or renew

Join the club or renew your memebership quickly and easily by filling in the online form.

Actm Social media

Find ATCM Mozambique on social media sites. Always get the latest updates.

Contact

Contact ATCM Mozambique here:

Phone: +258 84 3284790

E-mail: atcm@atcm.org.mz

 

 

 

ATCM Mozambique

Autódromo e kartódromo (800m do Shopping Game)

Av. Marginal, Bairro Triunfo, Maputo, Moçambique

Números de telefone: +258 82 3284790/ +258 84 3284790

E-mail: atcm@atcm.org.mz;

www.facebook.com/atcm